terça-feira, 11 de agosto de 2009

As pessoas falam demais.

Trilha para o post:




Uma vez me questionaram: 
"Italo, me responde só uma coisa: tu tá apaixonado ou tá sofrendo?"
E eu respondi: "Uma coisa leva a outra, ou não?"
Na hora achei que foi a resposta mais correta, mas não. Nem todos os que amam sofrem.

Uma vez me perguntaram:
"Você me ama, né?"
E eu respondi: "Como amo a todos os meus amigos."
Perdi a oportunidade de dizer o que eu sentia.

Um dia tomei coragem e disse toda a verdade. No entanto, apesar do meu ato de coragem, eu fui chamado de covarde. No outro dia, entretanto, eu ouvi um : "Pensei em você o dia todo!" Mas por vários dias seguidos eu não ouvi sequer um oi.

Uma vez eu disse a seguinte frase: "Algum dia vai sentir saudades e perceber que te faço falta. Ninguém sabe o que tem até perder." E tive que ouvir: "Ninguém perde o que nunca teve!"

As pessoas falam demais. Não falam quando precisamos ouvir. E falam quando não temos a mínima vontade de escutar. Dizem por aí: "Quem fala o que quer, escuta o que não quer!" Mas quem não fala nada, também não escuta nada. Os filósofos diziam que se tirarem do homem a capacidade de se comunicar, a humanidade viveria um caos.

Falar é fácil, ouvir é difícil. Mas e quando falar também é difícil? Você já parou pra prestar atenção em quantas vezes diz que ama alguém? Não estou falando de um amor, aquele amor... mas de um amigo, às vezes até um desconhecido que te ajudou em alguma coisa e você solta um claro: "ai meu Deus, eu te amo, brigado!"

Mas você já parou pra pensar que quando o amor é aquele amor, dizer EU TE AMO passa a ser um ato de coragem. Você ensaia por diversas vezes, mas sempre trava. Aliás, desculpa. É apenas falta de oportunidade, né? Eu sei que é clichê, mas uma das maiores verdades que existem é que nós fazemos as nossas oportunidades.

As pessoas não são como a gente quer. Elas são complicadas demais, difíceis demais, complexas demais, tudo demais. Mas isso nos fascina, o desafio de desvendar o outro. As inúteis tentativas de entender a cabeça alheia. A incessante vontade de penetrar no coração e nos pensamentos de quem se ama.

Por isso, fale, mas pare pra ouvir. Pense que assim como alguém pode lhe parecer complicado, esse mesmo alguém pode estar tentando nesse exato momento te decifrar.



6 comentários:

  1. Ouxi amei o texto...e so pra dizer, eu q perguntei se vc tava apaixonado hauhauhauhaua
    te adoooooooooooro neuh véi S2

    ResponderExcluir
  2. ta baum...eu ñ perguntei se ele tava sofrendo, apenas se ele tava apaixonado hauhauhuahuahauha

    ResponderExcluir
  3. tbm... kkkkkkkkk... uma das varias pessoas q me fizeram essa pergunta!

    ResponderExcluir
  4. tu ta apaixonado ou ta sofrendo?
    kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. As pessoas cospem as palavras sem nenhum compromisso com elas. E aí é que dá o desastre, porque elas são como sonho ruim: sempre voltam para atormentar!! Texto filosófico!! Curtidíssimo!!

    ResponderExcluir